O alemão Gentleman e o norte-americano Sean Kingston são os nomes internacionais que este ano vão actuar na Queima das Fitas do Porto deste ano, que decorre entre 4 e 10 de Maio.

O cartaz das noites da Queima das Fitas foi apresentado terça-feira na Câmara do Porto. Vladimiro Feliz, vereador da Juventude, afirmou que o Porto “já não vive sem Queima das Fitas” e que as actividades “põem a cidade a mexer”.

Bilhetes à venda para a semana

Os bilhetes custam entre 6 e 7 euros para estudantes e 12 e 14 euros para não-estudantes. Estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 28, na FAP, nas instituições de ensino superior, no El Corte Inglês e no próprio Queimódromo.

Este ano, pela primeira vez, a Missa da Bênção das Pastas será celebrada em plena Avenida dos Aliados. “Foi um desafio que a FAP nos lançou, e é para nós um motivo de orgulho. Será marcante”, garantiu.

Os Plaggio, vencedores do concurso de bandas de garagem da Federação Académica do Porto (FAP), são os primeiros a actuar, na madrugada de 4 de Maio. Depois sobem ao palco principal os Blasted Mechanism, banda já habitual nas noites da Queima.

No domingo, dia 4, os concertos ficam a cargo dos portugueses David Fonseca e Jorge Palma. O alemão Gentleman actua na segunda–feira, dia 5. O músico de reggae vai ser antecedido pelo português Sam The Kid.

Depois do habitual cortejo, na terça-feira a animação cabe a Quim Barreiros, que este ano vai actuar depois dos Diapasão. Na quarta-feira, dia 7, a lusofonia estará representada pelos Irmãos Verdades, grupo angolano de kizomba, e pelos Clã, que regressam para apresentar o seu novo disco, “Cintura”.

O rapper e cantor de reggae Sean Kingston marca presença na quinta-feira. O músico, responsável pelo êxito “Beautiful Girls”, actua depois dos Trabalhadores do Comércio, banda que se notabilizou com o sucesso dos anos 80 “Chamem a polícia”.

A banda de Coimbra WrayGunn abre a noite para os Xutos e Pontapés, na sexta-feira, dia 9. O último dia, 10 de Maio, é dedicado ao hip-hop nacional. Os veteranos Da Weasel encerram as noites da Queima depois da actuação dos Expensive Soul. Paralelamente aos concertos do palco principal, diariamente haverá actuações nas tendas do Cine Jazz e da Discoteca.

O presidente da FAP acredita que este “é um cartaz feito de encontro àquilo que são os gostos dos estudantes da academia e bastante ecléctico, ao mesmo tempo”. “Acho que é um excelente cartaz”, opinou Ivo Santos.

Queimódromo melhorado

Relativamente aos transportes para o Queimódromo, o presidente da FAP adianta que “este ano não haverá transportes gratuitos”, mas assegura que há uma intenção do Metro do Porto em trabalhar durante toda a noite.

O Queimódromo, situado no Parque da Cidade, foi cedido à FAP na semana da Queima da Fitas por mais cinco anos. Ivo Santos garante que este ano foram operadas “melhorias muito significativas no recinto”. Entre as mudanças destaca-se um novo piso e novo gradeamento e o melhoramento da rede eléctrica e do sistema de estacionamento e policiamento. O número de “barraquinhas” ronda uma centena.

O Governo Civil do Porto garante uma fiscalização de trânsito mais rigorosa e a realização de mais testes de alcoolemia.