“Laboratórios de Instrumentação para Medição” é o primeiro livro electrónico que dá, ao mesmo tempo, a possibilidade ao leitor de aceder a experiências que estão a acontecer nos laboratórios da UP. O e-book editado pela Editora UP é bilingue, estando disponível em português e inglês.

A obra, dada a conhecer ao público esta segunda-feira na Reitoria da Universidade do Porto, foi realizada por cinco docentes e investigadores do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes. O livro é recomendado para estudantes e profissionais de áreas com forte componente experimental e tecnológica

Carlos Fiolhais, investigador e professor da Universidade de Coimbra, apresentou o livro, realçando a inovação da UP. “Os livros são eternos e vão sempre existir, mas outras formas estão a aparecer e a UP dá este passo para experimentar o que será a edição do futuro”, disse. O professor centrou-se no tema principal da obra: a medida. “A medida é a base da ciência, não há medida enquanto não houver quantificação. Este CD-ROM ensina como se fazem medidas precisas num laboratório”, afirmou.

Vantagens do e-book

Carlos Fiolhais realçou o facto de se poder aceder a experiências online no laboratório de Instrumentação para Medição (LIM) da FEUP considerando “particularmente inovador” e destacando várias vantagens da utilização na aprendizagem de experiências feitas a distância.

O reitor da UP, Marques dos Santos, destacou o que os alunos do ensino secundário podem ganhar com este livro. “É um contributo da universidade para que haja uma melhoria da aprendizagem e maior autonomia para os alunos do secundário. É importante que sejam suscitados a ganhar autonomia para estarem preparados para quando chegarem à universidade”, afirmou o reitor.

Mais uma vez, o reitor da UP falou na multidisciplinaridade entre as várias áreas e entre as várias faculdades da Universidade do Porto. Marques dos Santos destacou o trabalho de equipa a que assistiu na realização deste trabalho e que, segundo o reitor, está a acontecer cada vez mais na UP.