A cidade do Porto recebe, desde segunda-feira e até quarta, a II edição do “Microsoft Local & Regional Government Solutions Forum”, que tem lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal.

A sessão de abertura contou com a presença do vereador do pelouro da Educação, Inovação e Juventude, Vladimiro Feliz, que é também presidente do Conselho de Administração da Associação Porto Digital. O vereador mostrou-se satisfeito pela realização do fórum ser na cidade e admitiu que o Porto é, cada vez mais, uma “cidade viciada em tecnologia e inovação”.

Vladimiro Feliz entende que o principal modelo de desenvolvimento da tecnologia “são as pessoas e a sua capacidade para trabalhar”. O vereador apresentou uma série de projectos ligados à tecnologia que estão, neste momento, a ser levados a cabo.

Entre estes projectos está a implementação de uma rede de Internet metropolitana, cujo objectivo é fazer com que as escolas secundárias estejam interligadas entre si até ao ano 2010. Para Vladimiro Feliz, o Porto é, no fundo, uma cidade já “comprometida com a inovação e tecnologia”.

Jan Muehlfeit, representante máximo da Microsoft na Europa, afirmou, por seu lado, que “o segredo” está na felicidade individual, tal como indica a canção que serviu de fundo ao seu discurso: “Don’t Worry, Be Happy”. “Devemos, sobretudo, preocuparmo-nos em ser felizes”, confessa o responsável.

No futuro, o representante da Microsoft admitiu que o objectivo pode passar pela “capacidade das cidades em atrair pessoas com talento” e lançou ainda os dois principais desafios que a Europa enfrenta: “demografia e produtividade”.