O social-democrata José Pedro Aguiar Branco afirmou que o PSD está melhor sem Luís Filipe Menezes na presidência. Em declarações ao JPN, Aguiar Branco admite ter sido, em parte, responsável pela demissão de Menezes, assumindo-se como uma das vozes críticas que o líder demissionário evocou no momento da renúncia.

O antigo ministro voltou a insistir no apoio a Manuela Ferreira Leite, que considera a “única” com capacidade para “recuperar a credibilidade do PSD”, que está “muito abalada”. Algo “fundamental” e “prioritário” para ter um “PSD forte e credível na oposição ao Partido Socialista”, garantiu.

PSD ainda vai a tempo de ganhar legislativas

As legislativas estão marcadas para Novembro de 2009 e o PSD, actualmente em crise, tem muito trabalho pela frente. Contudo, Aguiar Branco afirma que “a um ano e meio é perfeitamente possível criar uma alternativa que seja capaz de denunciar a falta de autenticidade e de rigor que é suspeito relativamente ao governo socialista”.

Em relação à possível nomeação de Rui Rio para “número dois” da lista de Manuela Ferreira Leite, Aguiar Branco salientou que o mais importante é saber que “todas as pessoas disponíveis para ajudar” vão “integrar a equipa” que a candidata irá constituir se ganhar as eleições directas previstas para o dia 30 de Maio.