A Campanha Global para a Educação (CGE) é uma coligação de várias organizações não-governamentais (ONG) criada em 1999 para promover a “educação para todos e lutar contra a pobreza”, diz Armindo Gregório da CGE.

Em Portugal, a CGE actua desde 2003 com o objectivo de promover uma educação para todos, quer para os países desenvolvidos quer para os países em desenvolvimento, que têm várias problemáticas.

O tema deste ano da CGE é “Mais Educação, Menos Exclusão” e tem como actividade a realização da “Maior Aula do Mundo”, que decorre esta quarta-feira, em 60 países. Em Portugal, a aula será dada na Casa Pia de Lisboa, por jovens de várias escolas que se inscreveram, de vários pontos do país.

Os alunos vão ser políticos de relevo como a ex-ministra da Saúde Maria de Belém e Inês Rosa, vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), que vão ter que responder a perguntas sobre educação e exclusão actualmente.

Depois da aula vai ser construído um puzzle em que “cada peça é um desejo das crianças do que esperam da educação para o mundo”, referiu ao JPN Armindo Gregório.

Armindo Gregório da CGE disse que as conclusões da iniciativa vão ser apresentadas em documento ao poder central, com o objectivo de que o Governo apoie financeiramente a educação no mundo. A ajuda externa de Portugal, como país doador, tem diminuído desde 2005.