Até 30 de Junho, as escolas dos 27 Estados-membros da União Europeia podem inscrever-se para participar na “Primavera da Europa”, uma iniciativa que desafia os estabelecimentos de ensino a organizar actividades sobre temas europeus.

O evento, promovido pela Comissão Europeia, destina-se a todas as escolas do ensino básico e secundário e tem como propósito que alunos, entre os sete e os 17 anos, e professores, conheçam e compreendam melhor o projecto europeu.

Em declarações ao JPN, Margarida Marques, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, explica que “o objectivo é sensibilizar os jovens europeus para os desafios da Europa e levar estudantes e professores a discutir a União Europeia”.

No âmbito do “Ano Europeu do Diálogo Intercultural” que se assinala em 2008, a edição deste ano da “Primavera da Europa” decorre sob o lema “Ligando Culturas através do diálogo”.

“A União Europeia, alargada a 27, é cada vez mais ela mesma um espaço de diversidade cultural”, afirma Margarida Marques, acrescentando que “todos os movimentos migratórios para a Europa têm contribuído e têm aumentado essa diversidade intercultural que existe no espaço geográfico da União Europeia”.

Desta forma o evento pretende “que se debata o diálogo entre as diferentes culturas”, diz a responsável.

Dia da Europa assinala-se a 9 de Maio

As actividades que se realizam nas escolas no âmbito da Primavera da Europa são fundamentalmente debates, jornadas e encontros sobre temáticas europeias. Margarida Marques refere que “o convite de personalidades públicas a nível local, regional e nacional para participar em actividades pedagógicas” é outra das actividades a somar ao programa.

“Há muitas escolas que escolhem o dia 9 de Maio, dia da Europa, para realizarem estas iniciativas”, explica a responsável que espera que “a Primavera da Europa seja uma oportunidade para os jovens exprimirem as suas opiniões e para fazerem ouvir a sua voz em toda a Europa”.

Neste momento estão inscritas 114 escolas portuguesas, relativamente às quais Margarida Marques revela verificar-se “um equilíbrio regional na participação”, porque “o objectivo é que as escolas inscritas venham de todo o país”.

Educar para a cidadania europeia nas escolas

A “Primavera da Europa” foi lançada pela primeira vez em 2003 para fomentar junto dos cidadãos e instituições a consciência acerca da União Europeia, com o objectivo de promover a educação para a cidadania europeia nas escolas, através de actividades tradicionais e suportadas pelas tecnologias da informação.

Segundo a responsável da Comissão Europeia em Portugal, o balanço das edições anteriores da “Primavera da Europa” é “bastante positivo” na medida em que já no primeiro ano participaram no evento “cinco mil estabelecimentos de ensino envolvendo 750 mil estudantes”.