“My Blueberry Nights”, “The Reinactors”, “The Mission” e “Bananaz” são os filmes que abrem a quinta edição do IndieLisboa esta quinta-feira. O festival de cinema independente de Lisboa volta a ter quatro espaços de exibição na capital. O teatro Maria Matos, o Fórum Lisboa e os cinemas Londres e São Jorge são os locais escolhidos.

Até dia 4 de Maio, entre curtas e longas-metragens, vão ser exibidos 238 filmes de 40 países (155 curtas e 83 longas), dos quais 23 são estreias mundiais, entre elas dez portuguesas. Mantendo a estrutura de programação dos anos anteriores, o IndieLisboa continua com sete categorias: Competição, Observatório, Laboratório, Herói Independente, IndieJúnior, Indiemusic e Director’s Cut.

A secção Observatório é dedicada aos cineastas contemporâneos mais relevantes. Os novos territórios do cinema têm destaque no espaço Laboratório. Na categoria Herói Independente vão ser homenageados os realizadores Johnnie To e José Luís Guerin e ainda o Novo Cinema Romano.

A secção IndieMusic, na qual a música é protagonista, tanto nos filmes como nos concertos apresentados e a do Director’s Cut, palco de reflexão sobre a história do cinema, continuam a ser pontos de referência no IndieLisboa. O melhor filme em competição vai ganhar o grande prémio cidade de Lisboa de longa-metragem, no valor de 15 mil euros, enquanto a melhor curta vai receber o grande prémio de curta-metragem, no valor de três mil euros.

Em quatro anos, o IndieLisboa tornou-se num dos mais importantes festivais internacionais de cinema realizados em Portugal. O preço dos bilhetes é de 3, 50 euros. Nas sessões de abertura, encerramento e filmes-concerto é de 5 euros.