A reunião entre a Federação Portuguesa de Concessionários de Praias e o Ministério do Ambiente realizada na semana passada para serem debatidas as questões relacionadas com o projecto de Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) e, como tal, as condições de reconstrução dos bares dessa zona, revelou-se produtiva, segundo disse ao JPN Luís Carvalho, presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praias (FPCP).

De acordo com Luís Carvalho, há “neste momento uma aproximação de esforços”. O representante dos concessionários afirmou que a federação apresentou uma proposta ao ministério com a pretensão do aumento do prazo das concessões.

Luís Carvalho referiu que o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, “quis tabelar o valor dos investimentos com os anos de concessão” e confessou que “já há vias de diálogo estabelecidas”.

Em relação ao processo de reconstrução dos bares na zona costeira de Gaia, Luís Carvalho referiu que o curso das obras das concessões está muito diferente de uns locais para outros.

No entanto, existem estabelecimentos que nem sequer começaram as obras. O presidente da FPCP garante que é uma margem “muito pequena” e que se deve a “atrasos processuais e por se estar muito em cima da época balnear”.

Até 2009, todos os bares da zona costeira de Gaia têm que estar adaptados às novas normas do Planos de Ordenamento da Orla Costeira em prejuízo de poderem perder as suas concessões.