O Sporting subiu, este domingo, ao segundo lugar do campeonato. Os “leões” receberam e venceram o Marítimo por 2-1 e aproveitaram a derrota do Guimarães para ocuparem o lugar que dá acesso directo à Liga dos Campeões. A duas jornadas do fim, Sporting e Guimarães têm um ponto de vantagem sobre o Benfica.

A equipa de Alvalade entrou em campo a saber que se ganhasse iria subir ao segundo lugar e, desta vez, não deixou passar a oportunidade. Logo aos dois minutos, Bruno Fogaça adiantou os insulares no marcador, aproveitando um erro de comunicação entre Rui Patrício e Polga.

Não era este, certamente, o início que o Sporting pretendia, mas a verdade é que a equipa de Paulo Bento não se deixou afectar pelo golo madrugador do Marítimo. Aos 18 minutos, Romagnoli cai dentro da área e Lucílio Baptista assinalou grande penalidade. Chamado a converter o castigo máximo, o mesmo Romagnoli empatou a partida.

A reviravolta viria a acontecer já na etapa complementar. A defesa do Marítimo tentou aliviar a bola, mas esta bateu em Romagnoli e só viria a parar dentro das redes de Marcos. Estavam jogados 52 minutos. Os “leões” aguentaram a vantagem até ao final num jogo onde o Marítimo chegou cedo à vantagem e quase se limitou, depois, a reagir às iniciativas do adversário.

Benfica vence Belenenses no regresso de Cardozo

O Benfica foi o primeiro dos candidatos à Champions a subir ao relvado este fim-de-semana. Os encarnados receberam, no sábado, o Belenenses e regressaram às vitórias para o campeonato. Luisão abriu o marcador aos 41 minutos, aproveitando um mau alívio de Hugo Alcântara. O central benfiquista encheu o pé e atirou sem hipóteses para Júlio César. Ainda antes do intervalo, Rafael Bastos surgiu isolado frente a Quim, mas não conseguiu o empate.

As esperanças do Belenenses caíram por terra aos 64 minutos, quando Cardozo marcou o segundo do Benfica. Até ao final o resultado não iria sofrer mais alterações, num jogo no qual a equipa de Chalana conquistou uma importante vitória na luta pela Liga dos Campeões.

FC Porto trouxe Guimarães de volta à terra

Do céu ao inferno. Assim se explica o ambiente vivido em Guimarães após o jogo frente aos campeões nacionais. Recebidos como autênticos heróis à chegada ao estádio, os jogadores do Vitória não corresponderam em campo ao apoio dos seus adeptos e sofreram uma pesada derrota por 5-0 ante o FC Porto.

Ao intervalo estava tudo a zero, mas os azuis e brancos realizaram uma segunda parte de grande nível e justificaram plenamente o avanço que levam no campeonato. Bruno Alves, Farias, Adriano e Quaresma, este por duas vezes, foram os marcadores de serviço da equipa de Jesualdo Ferreira. Uma derrota que atirou o Guimarães para o terceiro lugar, mas que não compromete as aspirações de Cajuda em lutar pela Liga dos Campeões.

Académica e Naval a salvo da descida

Nos restantes jogos da jornada, o destaque vai para Académica e Naval. As duas equipas venceram os respectivos jogos e garantiram a manutenção. Os estudantes mostraram estar em excelente momento de forma e foram à Choupana vencer o Nacional por 3-0. Já a Naval recebeu o Boavista e venceu pela margem mínima. Um golo de Delfim que mantém a equipa de Ulisses Morais no principal escalão.

Quem fugiu aos lugares de descida foi o Leixões, que venceu em Leiria por 3-1 e aproveitou a derrota do Paços de Ferreira em Braga (2-1) para trocar de posição com os pupilos de José Mota. Com a derrota, a União de Leiria já sabe o que a espera na próxima época: a Liga Vitalis. Vitória de Setúbal e Estrela da Amadora fecham a jornada esta segunda-feira.