A partir desta terça-feira está aberta ao público a exposição “Princípio e Fim de um Projecto” na galeria do “Jornal de Notícias”, que reúne os desenhos do arquitecto Eduardo Souto Moura e as imagens do fotógrafo Luís Ferreira Alves.

As obras presentes na exposição são o edifício Burgo, que fica na Boavista, “a casa do Algarve, que é uma obra do princípio e a casa do Bom Jesus que é uma obra do fim”, explicou o fotógrafo. “Começo os projectos a pensar, mas isso não é transmissível e os ‘croquis’ são os gestos instintivos que representam o que temos na cabeça”, enunciou o arquitecto ao JPN.

Segundo o arquitecto Souto Moura “é muito difícil mostrar a arquitectura, porque não se pode colocar os edifícios dentro de outros edifícios”. Souto Moura referiu que a ideia desta parceria com o fotógrafo Ferreira Alves se deveu a duas razões: por a “melhor forma de mostrar arquitectura ser através da fotografia” e pelo facto de Ferreira Alves “ser um fotógrafo excepcional que não está inserido nos grandes circuitos de fotografia”.

Para o arquitecto, trabalhar com Ferreira Alves “é muito interessante”, apesar de as críticas serem recíprocas e às vezes duras”. Para conceber um projecto é preciso “tempo e paciência”, podendo levar vários anos, como exemplifica o arquitecto.

Prédio para divorciados ou para solteiros

O “Prédio para divorciados” que, segundo o arquitecto, também se poderia chamar “Prédio para solteiros” é um novo projecto, a ser desenvolvido no Porto, que já está no ateliê de Souto Moura.

O arquitecto explicou que este é um prédio concebido “de uma maneira humorística” com espaços pequenos para pessoas que vivem sozinhas e precisam de ajuda. “Como vivem sozinhas precisam de restaurantes, lavandarias, creches” referiu.