Ficou esta segunda-feira à noite confirmada a subtracção de seis pontos ao Clube de Futebol Os Belenenses, no seguimento do “caso Meyong”. Com esta decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o clube cai de quinto para oitavo lugar na classificação da Liga de Futebol e disse muito provavelmente adeus a uma participação na próxima edição da Taça Uefa.

A decisão tomada pelo Conselho de Justiça da FPF vem na sequência do castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga e negou provimento ao recurso apresentado pelo Belenenses.

Na origem desta sanção está a utilização irregular do avançado camaronês Meyong frente à Naval 1º de Maio, a 13 de Janeiro, numa partida referente à 16.ª jornada da Liga Bwin. Meyong esteve em campo 36 minutos.

Os regulamentos permitem a inscrição de um jogador em três clubes na mesma época, mas apenas pode jogar em dois desses clubes. Meyong já tinha sido utilizado no Levante, onde jogou 11 minutos, e no Albacete, ambos clubes espanhóis, antes de ser transferido, em Janeiro, para o Restelo.

Conhecida a decisão, José Manuel Anes, presidente da Assembleia Geral do clube de Belém, disse, em declarações ao jornal “Público”, que “se o ridículo matasse, o Conselho de Justiça estava morto”. O clube do Restelo alega ter cumprido todas as etapas no processo de inscrição do atleta camaronês e lembra que a própria Liga e a FPF licenciaram a inscrição.

Fernando Sequeira, presidente do Belenenses, esclareceu à Agência Lusa que vai “analisar o acórdão do Conselho de Justiça” e depois decidir se vai “recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto”. Esta é uma possibilidade para o Belenenses, apesar de, na semana passada, este órgão não ter dado razão a um clube grego num caso em tudo semelhante a este.