Entre 7 e 19 de Outubro, a cidade do Porto será o palco do festival de media digital “Future Places”, que pretende envolver trabalhos de web, vídeo digital, instalações artísticas, música electrónica, gráficos 3D, entre outros.

O evento insere-se num projecto de colaboração entre a Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa, lançado em Março de 2007 e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Segundo Heitor Alvelos, comissário do “Future Places”, o nome do festival teve origem na ideia de que “os media digitais contribuem para a construção daquilo que serão as culturas locais futuras”.

Com o objectivo de “colocar Portugal no mapa das comunidades internacionais como um pólo de desenvolvimento dos media digitais” e “cruzar uma série de agentes que estão tradicionalmente dispersos”, de forma a “optimizar recursos”, o “Future Places” enquadra actividades como workshops de formação, exposições, palestras, projecções de filmes e debates, diz Heitor Alvelos.

Até 15 de Junho, estão abertas as pré-inscrições para uma competição de trabalhos desenvolvidos na área dos media digitais, a nível nacional e internacional. Os trabalhos seleccionados serão exibidos durante o festival, sendo atribuído um prémio ao vencedor no evento de encerramento.

Trabalhos portugueses “com muito boa projecção”

O comissário considera que há trabalhos portugueses na área dos media digitais “com muito boa projecção em termos internacionais”. No entanto, “o que tende a suceder é que a projecção que as pessoas adquirem surge muitas vezes em termos individuais”, esquecendo “toda uma cultura que se desenvolve a este nível”, realça.

Segundo Heitor Alvelos, “Portugal é um país dotado de muitas referências culturais, históricas, sociais, locais, regionais, nacionais, que estão basicamente à espera de serem organizadas e projectadas da forma que lhes é devida”. Nesse sentido, os media digitais têm o potencial de “revisitar as heranças históricas e de as potenciar, conferindo-lhes uma segunda vida e uma segunda visibilidade”.

“Programa de Residências Criativas”

A par do “Future Places”, decorrerá o “Programa de Residências Criativas”, que terá lugar na Universidade do Porto e na Universidade Nova de Lisboa. Durante três meses, os artistas seleccionados terão à disposição assistência técnica e humana, o uso dos laboratórios especializados e das bibliotecas das universidades acolhedoras.

O objectivo do programa é “estabelecer pontes” entre as universidades e a comunidade, conferindo-lhes “uma maior relação com o mundo exterior”, diz Heitor Alvelos. Os trabalhos finais serão apresentados na segunda edição do festival de media digitais. As candidaturas podem ser apresentadas até 15 de Julho.