A Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal angariou 1.702 toneladas de produtos alimentares este fim-de-semana. A presidente da federação, Isabel Jonet, diz que esta quantidade de alimentos “constitui um recorde absoluto das recolhas dos bancos alimentares”.

A campanha dos bancos alimentares decorreu sábado e domingo em 993 superfícies comerciais, onde participaram 17.700 voluntários entre a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos. Os géneros alimentares recolhidos vão ser distribuídos pelas 1.554 instituições de solidariedade social e, posteriormente, entregues a 232 mil pessoas com carências comprovadas.

Em declarações ao JPN, Isabel Jonet afirma que “a adesão foi extraordinária e respondeu à mensagem da campanha: o Banco Alimentar precisa do herói que há em si”. “A solidariedade quando organizada torna-se num efeito multiplicador” , afirma. Os 13 bancos alimentares que constituem a federação vão compor cabazes equilibrados com os alimentos recolhidos na campanha, juntamente com os produtos que são dados por empresas e por mercados abastecedores.

Acréscimo de 30% no Porto

O Banco Alimentar do Porto recolheu 414 toneladas de produtos alimentares, um acréscimo de 30% em relação à última campanha. Na região do Grande Porto são 455 as instituições abrangidas, que alimentam 69.700 pessoas. A campanha mobilizou cerca de 3.100 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 190 supermercados do Grande Porto e Braga, onde foi organizada a recolha.

Em 2007, os 13 bancos alimentares em Portugal contra a fome distribuíram 19.919 toneladas de alimentos, correspondendo a um valor de 25.955 milhões de euros.