José Maria de Almeida Rodrigues, actual coordenador superior de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ), será nomeado como novo director nacional desta polícia, substituindo Alípio Ribeiro, anunciou esta terça-feira o Ministério da Justiça.

Num curto comunicado, é referido que o ministro da Justiça, Alberto Costa, aceitou o pedido de demissão que lhe foi entregue esta terça-feira por Alípio Ribeiro.

Almeida Rodrigues, com 49 anos, é licenciado em Direito e actualmente desempenha as funções de subdirector nacional adjunto na directoria de Coimbra da PJ. Foi um dos três directores nacionais adjuntos no mandato do antigo director nacional da Judiciária Santos Cabral.

Na origem desta demissão estará a entrevista publicada esta segunda-feira no “Diário Económico”, na qual o director demissionário defende a passagem da PJ para o Ministério da Administração Interna (MAI) ou, em alternativa, a criação de um Ministério do Interior, à semelhança do que acontece em Espanha.

A demissão de Alípio Ribeiro foi defendida pela Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ), que considerou, segunda-feira, que o responsável tinha deixado de “ter condições para se manter no cargo”. “Chegamos a um ponto em que o caminho que defendemos para a Polícia Judiciária é diametralmente oposto àquele que preconiza o actual director nacional”, afirmava o comunicado da associação [PDF].