A maior exportadora nacional em 2007, Quimonda Portugal, vai criar em Vila do Conde uma unidade fabril com o fim de produzir células fotovoltaicas. O projecto conta com um investimento de 70 milhões de euros e vai empregar 150 trabalhadores.

O primeiro-ministro, José Sócrates, presente na cerimónia de anúncio do investimento, destacou a “intensidade tecnológica” do projecto. “É um investimento de vanguarda: visa a exportação, compete na economia global e aposta nas energias renováveis que são orientação política com resultados”, afirmou.

O ministro da Economia, Manuel Pinho, realçou o “aumento do crescimento do investimento” nacional. “Verifica-se uma mudança radical relativamente a 2007 e a Comissão Europeia confirma esta evolução favorável”, constatou o governante.

O projecto resulta de um acordo conjunto, sendo 51% relativos à Qimonda AG e 49% pertencentes ao CentroSolar Group. A unidade fabril com capacidade para produzir 30 milhões de células solares por ano deverá começar a receber equipamento produtivo em meados de 2009.

O presidente da Quimonda Portugal, Armando Tavares, revelou vontade em firmar acordos com universidades e institutos para desenvolver a área das energias renováveis. “É um importante contributo para colocar Portugal na linha da frente das energias renováveis”.

O início da construção da unidade fabril está marcado para meados de 2008. A produção inicial visa na íntegra a exportação. Armando Tavares falou de uma segunda fase não integrada no acordo assinado esta segunda-feira, que se traduz numa subida de produção para as 70 milhões de células solares por ano.