Cerca de vinte pessoas marcaram presença, esta segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira para assistirem à assinatura do protocolo que integra o município como membro fundador de Serralves.

Uma cerimónia em “ambiente familiar”, como caracterizou o presidente da câmara, Alfredo Henriques, que se revelou “satisfeito e orgulhoso” pela concretização do convite feito pela Fundação de Serralves há um ano.

A representar a fundação portuense, o administrador José Braga da Cruz referiu-se ao concelho da Feira como “desenvolvido” sendo, portanto, “desejável que integre a comissão Fundadora de Serralves”. “Estou convicto de que daremos um bom passo em conjunto”, frisou Braga da Cruz.

Dar apoio na gestão da actividade cultural, possibilitar a realização de, pelo menos, uma exposição por ano e facilitar a cedência do espaço a possíveis mostras são algumas das medidas previstas no protocolo. Para manter a qualidade de fundador, de acordo com os Estatutos da Fundação, o município tem de doar 100 mil euros a Serralves, de três em três anos.

No final da cerimónia, Braga da Cruz afirmou “ter esperanças neste protocolo” e revelou o “desejo da exploração no campo da inovação, criatividade e actividade empresarial” em terras de Santa Maria da Feira.

O concelho da Feira é um dos cinco municípios presentes na lista de 2007 de fundadores de Serralves. A par de Santa Maria da Feira estão também São João da Madeira, Santo Tirso, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.