Foi no último dia de 2000 que as telas do cinema Trindade exibiram o último filme antes de fechar as portas. Na altura, o baixo número de espectadores registado motivou o fecho do cinema.

A reabertura, marcada para esta quinta-feira, é uma iniciativa da associação cultural Plano B. O objectivo é estender o festival Indie Lisboa à cidade do Porto. “O objectivo é trazer para o centro da cidade portuense os melhores filmes exibidos no Festival Indie”, disse Rita Maia, responsável pelo Plano B.

Segundo a organizadora, trazer o festival Indie até ao Porto “nasceu de um sentimento pessoal e da impossibilidade de muitas pessoas no Porto se deslocarem a Lisboa para assistir ao festival”. Além disso, a organização do festival quer quer provar que o centro da cidade precisa de “cimento”, ou seja, de mais animação.

A escolha das salas do cinema Trindade para a realização do Indie não foi por acaso. O facto de ficar situado na baixa do Porto e estar carregado de história foram os motivos que levaram a organização a escolher as salas do cinema Trindade. “Quando começámos a preparar o festival nas salas do Trindade assistimos com emoção a um recuo na história e tivemos acesso a algum do espólio destas salas de cinema”, disse a responsável.

Programa

O programa dos filmes que vão ser exibidos durante os oito dias da extensão do festival Indie Lisboa pode ser visto aqui (ou em PDF).

Em Lisboa, de acordo com Rita Maia, o festival teve uma adesão “enorme”, de cerca de 3.219 espectadores por dia. Para contrariar a lógica de encerramento das salas do cinema Trindade em 2000, a organização espera que o interesse registado na capital seja também demonstrado pelo público do Porto.

Durante este período, que vai decorrer entre esta quinta-feira e até 15 de Maio, serão expostos objectos usados na exibição de filmes no átrio do Trindade em 1913 e imagens que evocam as antigas salas de cinema do Porto. As duas sessões diárias marcadas para os oito dias do festival decorrem a partir das 19h30 e das 22h00. Ao fim-de-semana, haverá uma sessão complementar, às 16h00. Os bilhetes para cada sessão custam 3,5 euros.