A Comissão Disciplinar da Liga anunciou, esta sexta-feira à tarde, em conferência de imprensa os castigos aplicados na sequência do processo “Apito Final”. O Boavista foi o clube mais prejudicado, tendo sido punido com a descida de divisão e com uma multa de 180 mil euros.

João Loureiro, ex-presidente dos axadrezados, foi castigado com quatro anos de suspensão e uma coima de 250 mil euros. Outro dos clubes sancionados foi o FC Porto. Aos portistas serão subtraídos seis pontos na sequência da tentativa de corrupção dos árbitros Augusto Duarte e Jacinto Paixão.

Pinto da Costa, presidente dos campeões nacionais, foi castigado com dois anos de suspensão da actividade de dirigente. O FC Porto foi ainda multado em 150 mil euros.

Também a União de Leiria saiu penalizada. O clube vai perder três pontos e vai ter de pagar uma multa de 40 mil euros. João Bartolomeu, presidente da União de Leiria fica suspenso durante um ano.

Os árbitros Augusto Duarte (seis anos de suspensão), Martins dos Santos (três anos) e Jacinto Paixão (quatro anos) também foram punidos, bem como os auxiliares José Chilrito e Manuel Quadrado, ambos com dois anos e meio de suspensão.

Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga, acrescentou ainda que, em breve, vai ser decidido quem vai ocupar a vaga do Boavista na principal liga do futebol português. Colocam-se duas hipóteses. Ou um dos despromovidos da Liga Bwin (Paços de Ferreira ou Leixões) ou o terceiro classificado da Liga Vitalis.

Confusão à porta da Liga de Clubes

Enquanto na sala de conferência de imprensa Ricardo Costa ia anunciando os castigos, à porta da sede da Liga de Clubes centenas de pessoas mostravam a sua indignação perante as notícias que iam surgindo. Cerca de meia centena de adeptos do Boavista tentaram mesmo invadir as instalações mas foram barrados pelos seguranças.

Um dos adeptos mais mediáticos do clube do Bessa, “Manuel do Laço”, também marcou presença nas imediações da Liga de Clubes. Visivelmente emocionado, não escondeu as lágrimas minutos depois de ser conhecida a despromoção do Boavista. Aliás, os axadrezados regressam 40 anos depois ao segundo escalão do futebol português.

As sanções ao Boavista podem não ficar por aqui. Caso o clube da cidade do Porto não regularize a dívida de 7 milhões de euros ao fisco pode mesmo ser relegado para a segunda divisão (terceira na hierarquia do futebol português), pois ficaria impedido de se inscrever nas competições profissionais.