Os vereadores da CDU das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia pedem a Rui Rio e a Luís Filipe Menezes que coloquem os interesses da região acima dos desentendimentos pessoais.

Os representantes comunistas anunciaram, também, que nas próximas reuniões das câmaras de Porto e Gaia vão propor um encontro entre os dois municípios no sentido de se estudarem soluções e apreciarem problemas conjuntos.

“É necessário que as duas câmaras tomem as medidas adequadas para incentivar a cooperação inter-municipal no sentido de levar para a frente um conjunto de projectos comuns que importam para a afirmação da região e para a melhoria da qualidade de vida das populações”, disse o vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá.

Sá afirmou ainda que os desentendimentos pessoais entre Rio e Menezes construiram já um obstáculo na concretização de alguns projectos, nomeadamente na transformação da ponte D. Maria numa via ciclo-pedonal. O vereador lembrou que em 2004 foi assinado um protocolo entre a REFER, a Câmara do Porto e a Câmara de Gaia para se proceder à transformação da ponte, mas “passados estes anos isso não foi ainda concretizado perante o silêncio cúmplice das duas câmaras.”

Para Rui Sá, as duas autarquias estão “longe de estarem interessadas em recuperarem a ponte D. Maria como mais uma forma de ligação entre as duas cidades pois estão mais envolvidas nas questiúnculas pessoais e partidárias”, “que, objectivamente, têm tido consequências dramáticas para a afirmação da região e para a resolução de um conjunto significativo de problemas que afectam as duas cidades”, disse.