Não houve surpresas. Os três clubes ainda na luta pelo segundo lugar da primeira liga venceram na última jornada.

O Sporting derrotou por 2-1 o Boavista, assegurando o segundo lugar e a qualificação directa para a Liga dos Campeões. O Vitória de Guimarães goleou o Estrela da Amadora por 4-0, ficando com o terceiro lugar e relegando o Benfica para o quarto posto, apesar da vitória por três bolas a zero frente ao Setúbal.

A equipa da “cidade-berço” disputa assim pela primeira vez a pré-eliminatória de acesso à maior prova de clubes da Europa e o Benfica vê-se numa posição não muito habitual na sua história.

Na luta pelo sétimo lugar, o único que dava direito à presença na Taça Intertoto, o Braga levou a melhor sobre o Belenenses, ao vencer a Académica por 2-1. Apesar da vitória sobre o Nacional pelo mesmo resultado, a formação do Restelo, marcada pelo “caso Meyong”, não vai participar nas competições europeias na próxima época.

Mais abaixo, o Paços de Ferreira desceu à Liga Vitalis, depois do empate a uma bola no terreno da já despromovida União de Leiria. A equipa de José Mota espera agora pelo resultado do recurso do processo “Apito Final”, para confirmar a descida.

Rio Ave acompanha Trofense na subida

Na Liga de Honra, o Rio Ave conseguiu a subida de escalão a cinco minutos do fim do campeonato. Um golo de Evandro deu aos vila-condenses o empate a uma bola no terreno do Feirense, o suficiente para assegurar o segundo lugar.

O Trofense, já com a subida garantida desde a jornada anterior, empatou no terreno do Portimonense e sagrou-se campeão da edição deste ano da Liga de Honra. A formação da Trofa vai ter uma participação inédita na primeira divisão no próximo ano.