Um sismo com a magnitude de 7,8 na escala de Richter fez tremer, na manhã desta segunda-feira, o Sudoeste da China. O epicentro deu-se em Wenchuan, perto da província de Sichuan, onde habitam 10 milhões de pessoas. De acordo com a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua, o número de mortos, às 17h30 em Portugal, fixava-se em pelo menos 8.533, mas estima-se que haja centenas de pessoas debaixo dos escombros.

O terramoto deu-se a meio do dia na China, o que pode ter causado um maior número de mortos, sobretudo crianças que se encontravam nas escolas. Vários edificios ruiram e, segundo a Xinhua, cerca de 900 estudantes ficaram debaixo dos escombros de uma escola em Sichuan. Até ao momento foram resgatados 50 cadáveres. O presidente chinês Hu Jintao ordenou que fosse feito o “maior esforço” no salvamento das vítimas.

As autoridades estimavam que o número de mortos se situasse na dezena de milhar, mas as recentes previsões indicam uma subida dos números. O terramoto foi ainda sentido em Pequim, a cidade que vai acolher os Jogos Olímpicos deste ano.