O filme “Blindness”, de Fernando Meirelles, vai abrir, esta quarta-feira, a 61ª. edição do mais prestigiado evento de cinema do mundo, o Festival de Cannes. “Blindness” é a adaptação do romance “Ensaio sobre a Cegueira” do escritor português José Saramago ao cinema.

O realizador de “Cidade de Deus” e “O Fiel Jardineiro” tenta, em “Blindness”, relatar uma inexplicável epidemia de cegueira que atinge toda uma comunidade, à excepção de uma mulher. O filme conta com a participação de actores como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael Garcia Bernal.

A película faz parte da competição oficial para a Palma de Ouro, juntamente com outras 21 longas-metragens, como “Changeling” de Clint Eastwood e “Che”de Steven Soderbergh. O filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” de Steven Spielberg vai ser exibido fora de competição, a par do mais recente de Woody Allen e do documentário “Maradona” de Emir Kusturica.

O mais velho realizador em actividade no mundo, Manoel de Oliveira, que completa 100 anos em Dezembro, vai ser homenageado em Cannes. O Grand Théâtre Lumière vai exibir no dia 19 de Maio, o primeiro filme do cineasta português, “Douro, Faina Fluvial”. A homenagem vai contar com a presença do ministro português da Cultura, José António Pinto Ribeiro.

Na edição deste ano do Festival de Cannes só vão estar dois filmes portugueses em exibição oficial. O filme de Miguel Gomes, “Aquele querido mês de Agosto” e a animação de Carlos Silva, António Costa Valente e Vítor Lopes, “Até ao texto do mundo”.