O primeiro-ministro José Sócrates chegou, na manhã desta terça-feira, a Caracas para uma visita oficial de três dias à capital venezuelana. Sócrates foi recebido pelo ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros, Nicolás Maduro, e tem agendado um encontro com o presidente Hugo Chávez.

O governante português revelou, no dia antes à chegada, que tem “objectivos claros” para esta visita à Venezuela: “a atenção muito especial que merece a nossa comunidade residente na Venezuela, de cerca de 600.000 portugueses e luso-descendentes, e o reforço das relações económicas entre os dois países”.

Durante esta visita oficial, José Sócrates faz-se acompanhar por cerca de 80 empresários portugueses de pequenas e médias empresas. Está prevista a assinatura de um acordo de cooperação complementar com a Venezuela.

O acordo é dos pactos mais importantes estabelecidos entre os dois países e determina que Portugal passe a pagar em exportações (essencialmente de produtos agro-alimentares, farmacêuticos, materiais de construção e tecnológicos) perto de um terço das importações de petróleo venezuelano, o que corresponde a cerca de dez mil barris por dia de combustível.

“Em 2007, o valor das exportações portuguesas foi de apenas 17 milhões de euros, o que não faz jus nem aos laços que unem os dois países, nem à forte presença de empresários portugueses e luso-descendentes na economia venezuelana. Com a minha visita à Venezuela, quero ajudar a criar as condições para que possamos aproveitar o grande potencial de desenvolvimento que existe no relacionamento económico bilateral”, afirmou Sócrates numa mensagem divulgada antes da visita.

A visita oficial da comitiva portuguesa teve início esta terça-feira e termina na próxima quinta-feira, dia 15.