A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber, esta quarta-feira, um dos maiores especialistas mundiais em inteligência artificial. O italiano Marco Dorigo, vencedor do “Marie Curie Excellence Award”, vai abordar questões relacionadas com a simulação do comportamento das formigas feita por robôs.

O evento, realizada no âmbito das “NItalks“, é da responsabilidade do Núcleo de Informática da Associação de Estudantes da FEUP.

Ao JPN, Júlio Santos, um dos elementos do núcleo, explicou em que é que consiste o estudo do matemático italiano: “Ele estudou as formigas como seres sociais que são, que se organizam na colónia sem existir um órgão de controlo central, portanto, os seus padrões de comportamento individuais levam à emergência de um comportamento colectivo que as ajuda a sobreviver e a procurar alimento”.

“O que o professor fez através disso foi construir um algoritmo aplicável à informática e transpor isso depois para um grupo de robôs”, acrescentou. O algoritmo em questão é designado por “Ant Colony Optimization”. A partir dele, Marco Dorigo desenvolveu o projecto “Swarm-bots”.

“Trata-se de um conjunto de pequenos robôs à semelhança de insectos cujo comportamento é baseado no algoritmo do ‘Ant Colony Optimization’. Os robôs juntam-se em grupos para poderem, por exemplo, transportar objectos, transpor obstáculos, fazer coisas que nenhum deles conseguia fazer sozinho. Só através da interacção de uns com os outros é que eles conseguem fazer essas tarefas”.

Júlio Santos considera que a FEUP só “pode beneficiar com a presença de um guru de tão grande calibre”, sendo “uma experiência a repetir”.