Nas comemorações dos 50 anos da passagem de Humberto Delgado pelo Porto, não se falou exclusivamente do “General Sem Medo”. O presidente da Câmara do Porto afirmou aos jornalistas que o investimento do Governo em Lisboa é “exagerado”.

Rui Rio apontou alguns dos “exageros” cometidos na capital, entre eles, o aeroporto de Alcochete, o trajecto do TGV (ligação Lisboa-Madrid), a ponte Chelas-Barreiro e os recentemente anunciados 400 milhões de euros para a frente ribeirinha lisboeta.

“Quando tudo está concentrado no mesmo sítio isso parece-me claramente um exagero. Já atingiu um patamar muito para lá do razoável”, concluiu Rio, que diz que não se cala perante o “excessivo investimento” em Lisboa.

O início da sessão de abertura coube a Isabel Oneto, governadora civil do Porto, que elogiou Humber Delgado e lembrou a importância da cidade do Porto. A governadora foi mais longe nos elogios à Invicta, ao dirigir-se ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e afirmar que “o Norte tem capacidade por si só de fazer a região, de se organizar e resolver os seus problemas”.

Após a cerimónia, em conversa com os jornalistas acerca da reunião da Assembleia Municipal de segunda-feira, Rui Rio criticou o desinvestimento no Porto. “Ao longo da história tem havido um excessivo investimento em torno da capital do país e um esquecimento quase total do resto do continente”, disse.

Em Fevereiro, no Porto, Augusto Santos Silva afirmou que a cidade é “dirigida por uma estrutura que odeia os seus principais traços de cosmopolitismo, como o Rivoli e a Casa da Música”, sem nomear Rui Rio.