A Santa Casa da Misericórdia do Porto e o Centro Regional do Porto da Universidade Católica firmaram, esta quarta-feira, um acordo que vai tornar disponíveis novos serviços à população portuense.

A criação de um Museu da Misericórdia e o apoio à instalação da Biblioteca e Arquivo Histórico da instituição de solidariedade são dois dos projectos que a Santa Casa da Misericórdia do Porto vai ver concretizados devido ao protocolo assinado com a Universidade Católica.

O documento apresenta pontos de cooperação como a concessão de estágios aos estudantes da universidade, nas áreas de Direito, Psicologia e Gestão, que desenvolverão uma colaboração no campo da Medicina Forense e no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.

Joaquim Azevedo, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica vê o protocolo como o caminho para “um serviço de relevo a ser prestado à população do Porto”. “O empenho das instituições é evidente, daí já existirem nomes e prazos concretos”, destacou.

O bispo da diocese do Porto, D. Manuel Clemente, presente na assinatura do protocolo, foi parte integrante e decisiva para a concretização do projecto. “É interessante perceber que duas instituições perdurem no tempo com vivacidade. A inspiração é a mesma, a aplicação é mútua e cada uma ocupa o lugar devido”, frisou D. Manuel Clemente.

António Tavares, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia, lembrou que se trata de um protocolo assinado por duas instituições de relevo na cidade. “A Universidade Católica vai proporcionar a capacidade técnica que a Santa Casa precisa para desenvolver sonhos, como é exemplo o museu”, realçou.