O Sport Lisboa e Benfica sagrou-se, esta quinta-feira, o novo campeão nacional de andebol. Numa final disputada à melhor de cinco partidas, os “encarnados” venceram no pavilhão da Luz o ABC de Braga, por 35-34, após prolongamento.

A formação bracarense partia em desvantagem, já que havia sido derrotada em dois dos três jogos disputados anteriormente. Com um jogo muito inconsistente por parte do Benfica, o ABC chegou a estar em vantagem por cinco golos de diferença na primeira parte. Mas a equipa de Alexander Donner recuperou nos últimos dez minutos e chegou ao intervalo a perder apenas por 16-15.

Um equilíbrio que se manteve no segundo tempo, no qual a formação da Luz esteve muito dependente das acções individuais do capitão Cláudio Pedroso e de um pouco inspirado Georgy Zaikin.

Com o 28-28 no final dos 60 minutos regulamentares, a partida foi para prolongamento. Um erro de Luís Bogas a escassos dez segundos do final do jogo fez com que o ABC, campeão nacional nas duas últimas temporadas, entregasse o título ao Benfica.

“Sinto-me traído”

No final do jogo, em declarações à SportTv, o técnico “encarnado”, Alexander Donner, afirmou que a entrega do título é justa: “Fui eu quem, em 1991 [ano em que Donner foi campeão pelo ABC], tirou o título ao Benfica; hoje cumpri o meu dever”.

Apesar do título, Alexander Donner está de saída do Benfica e ainda não foram conhecidos os motivos do desentendimento com a direcção do clube. Sobre o facto, o treinador apenas disse: “Sinto-me traído”.

O Benfica conquistou assim o sétimo título do seu palmarés e conseguiu vencer o campeonato nacional de andebol, algo que já não acontecia desde 1990.