Quatro dias depois do sismo que abalou o Sudoeste chinês, na passada segunda-feira, as autoridades chinesas aceitaram a primeira ajuda externa. O Japão foi autorizado, esta quinta-feira, a enviar uma equipa de salvamento para a região afectada.

A notícia foi confirmada por Qin Gang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado, onde se pode ler que “o Governo chinês concordou com o Japão no envio de pessoal especializado em operações de salvamento para a zona do sismo em Sichuan para ajudar nas operações de resgate”.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês já confirmou este acordo em declarações à imprensa. “Acabámos de ser informados do acordo e já estamos a preparar a equipa de emergência”, disse.

O Japão é, assim, o primeiro país a ter permissão para entrar na China com o objectivo de auxiliar nas operações de salvamento das vítimas do sismo. Até esta quinta-feira, a China tinha agradecido todo o tipo de ajuda internacional e aceitou donativos em dinheiro e bens materiais, mas ainda não tinha permitido a entrada no seu território de equipas de salvamento.

“O estado de degradação do sistema de transportes” e o facto de considerarem que “as condições para receber ajuda internacional ainda não estavam preparadas” foram as justificações prestadas pelas autoridades chinesas para impedir a ajuda externa.

À semelhança do Japão, também a Austrália e a Coreia do Sul têm preparadas equipas de especialistas para entrarem na China, mas continuam a aguardar por autorização.

Quase um milhar de turistas estrangeiros continuam isolados

A Administração Chinesa do Turismo anunciou ainda que continuam isolados 893 turistas estrangeiros e 2.601 turistas chineses na sequência do sismo que abalou o Sudoeste chinês na passada segunda-feira.

Ainda de acordo com o porta-voz do gabinete chinês de turismo, “os turistas encontram-se bem” e “as autoridades estão a tentar localizá-los e a elaborar uma lista por nacionalidades”.

“Assim que os encontrarmos, contactaremos o centro local de socorro para os acudir. Mas a rede de comunicações ainda não foi restabelecida e por isso vai ainda levar algum tempo”, acrescentou o porta-voz.

Já esta quinta-feira, de manhã, e de acordo com a agência Nova China, foram resgatados 33 turistas oriundos do Reino Unido, França e Estados Unidos que estavam isolados na reserva de pandas de Wolong.

O sismo, de magnitude de 7,8 na escala aberta de Richter, já fez oficialmente 40 mil mortos e desaparecidos, um número que pode ainda aumentar.