Enquanto milhares de israelitas celebraram o 60º. Dia da Independência, os palestinianos marcam as seis décadas da Nakba, catástrofe.

Esta quinta-feira, as sirenes tocaram nos territórios palestinianos ocupados e fizeram-se dois minutos de silêncio em memória dos cerca de 800.000 palestinianos que fugiram ou foram expulsos das suas casas, em 1948.

21.915 balões pretos vão ser lançados durante o dia, representando os dias de luto desde a formação do Israel. Milhares de pessoas reuniram-se em Ramallah, na Cisjordânia, e hastearam bandeiras palestinianas.

Na Faixa de Gaza, está planeada a realização de uma marcha numa das linhas de fronteira entre Israel e o território ocupado. Na cidade de Gaza, a Jihad Islâmica preparou uma marcha de 500 crianças vestidas com uniformes militares, referia a Associated Press.

Num discurso gravado, o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmmoud Abbas, afirmou, citado pela AP, que no território “há dois povos, um que celebra a sua independência e um que sofre a sua catástrofe”.