A professora catedrática jubilada de Coimbra, Manuela Delille, recebeu, esta quinta-feira de manhã na Reitoria da Universidade do Porto (UP), o grau de doutora honoris causa da UP, pelo trabalho desenvolvido no Grupo de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da UP (FLUP) entre 1982-87.

Manuela Delille, professora catedrática da Universidade de Coimbra (UC) jubilada desde 2006, é “uma das figuras que mais contribuiu e se esforçou para implementar uma germanística cientificamente rigorosa em Portugal”, como referiu John Greenfield, presidente do Departamento de Estudos Germanísticos da FLUP, no discurso inaugural de elogio da doutoranda.

Maria Delille foi apadrinhada pelo professor Gonçalo Vilas-Boas, do mesmo departamento, que proferiu o pedido de atribuição do grau, justificado pela “notável colaboração [da professora] com a FLUP”.

Após receber a insígnia doutoral da UP, o anel, o livro e o diploma das mãos do reitor Marques dos Santos e do director do Conselho Directivo da FLUP, Jorge Alves, a recém doutora honoris causa mostrou-se “muito emocionada e orgulhosa”, agradeceu todos os elogios, muito embora considerando-os “excessivos e imerecidos”. A distinção é para a investigadora de germanística, não só uma “elevada honra” pessoal, mas também para a escola onde se formou.

Maria Manuela Gouveia Delille nasceu em 1936, licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), no ano de 1961, depois de ter obtido uma bolsa para frequentar a Universidade de Bona na Alemanha. Em 1963, começou a exercer funções de docente na FLUC, onde alcançou estatuto de professora catedrática de Literatura Alemã da UC em 1989 e de jubilada em 2006.

Passou cinco anos (1982-87) no Porto como orientadora científico-pedagógica do grupo de Estudos Germanísticos da FLUP a convite do Conselho Directivo da instituição. Em 1994, tornou-se a primeira presidente da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (APEG), ano em que fundou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento CIEG (Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos).

Apesar de toda a carreira profissional dedicada à docência, John Greenfield considera que “a contribuição mais duradoura a nível cientifico de Manuela Delille são as inúmeras publicações de que é autora”, cerca de duas dezenas de livros e 75 artigos.