A situação de alerta na escarpa da Serra do Pilar, em Gaia, foi prolongada até 31 de Dezembro, anunciou o Governo Civil do Porto, esta sexta-feira. O prolongamento tem como objectivo assegurar um “período de tempo adequado à implementação de todos os trabalhos que se considerem necessários na sequência dos resultados das sondagens ainda em curso”, diz a governadora civil do Porto, Isabel Oneto, em comunicado.

A situação de alerta na escarpa foi declarada a 17 de Março. “Actualmente, encontra-se em fase de conclusão a limpeza da vegetação na área de intervenção, efectuou-se a remoção de uma parte significativa de lixo e monos e procedeu-se à demolição de diversos anexos em ruínas”, refere o comunicado.

Foi também feita uma “campanha parcial de sondagens com vista à identificação da geologia local” e “foram iniciados os trabalhos de contenção entre os muros do Observatório [Meteorológico da Serra do Pilar] e do Quartel e a casa número 57 da Rua 2″.

As medidas de minimização de riscos já implementadas passam pela demolição dos anexos e barracas em ruína, o corte da vegetação e a remoção de lixo na área de intervenção e a construção de uma rede de drenagem de águas pluviais.

Durante os trabalhos, duas famílias residentes na escarpa da Serra do Pilar, em Gaia, tiveram que abandonar o lar, devido ao risco de derrocada.