O Ministério da Saúde apresentou esta sexta-feira o Programa de Intervenção em Oftalmologia (PIO) cujo principal objectivo é reduzir as listas de espera para consultas e cirurgias e reforçar o papel do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta às necessidades dos utentes.

O investimento de 28 milhões de euros anunciado pela ministra da Saúde, Ana Jorge, irá abranger apenas os hospitais que aumentarem em 10, 20 ou 30% a sua produção. Os médicos dos hospitais que aderirem ao plano poderão também receber incentivos por cada operação extra.

No prazo de um ano, ou seja até Julho de 2009, o Governo pretende realizar as 30 mil cirurgias que estão em lista de espera e mais de 100 mil primeiras consultas na área da oftalmologia. Na apresentação pública, a ministra classificou o programa como “ambicioso”, mas mostrou-se confiante na capacidade do SNS nacional.

O “programa de choque” irá criar quatro Centros de Elevado Desempenho (CED): Hospital São João(Porto), Hospitais Universitários de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa-Norte/Hospital Santa Maria e Centro Hospitalar Lisboa Central/São José.

Em 2009, o Governo espera reduzir os tempos de espera: para uma consulta, o tempo máximo será de nove meses e o tempo médio será de seis meses, e para uma cirurgia o tempo máximo será de seis meses e o tempo média quatro meses.