O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, esteve esta sexta-feira no Parlamento para apresentar o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI). O ministro referiu que, apesar de a criminalidade violenta e grave ter diminuído 10,5% em 2007 relativamente ao ano anterior, os crimes de carjacking aumentaram 34%.

Nuno Magalhães, deputado do CDS-PP, acusou o ministro de estar a caracterizar a situação actual do país de uma forma muito amena. “Vossa excelência traçou um quadro cor-de-rosa”, afirmou. Rui Pereira não deu, de acordo com o deputado, a devida ênfase à questão, por exemplo, do carjacking que está já a avançar muito para além das zonas urbanas e a atingir o interior do país.

O democrata-cristão acredita que a proposta de 15 pontos do CDS-PP, na qual estava incluída a criação de um plano nacional anti-carjacking e de uma equipa da PSP especializada em carjacking não vai ser aceite, nem ponderada pelo Governo, simplesmente, porque é um projecto do CDS-PP.

Aumento de números de violência doméstica como sinal de mais denúncias, diz ministro

Luís Campos Ferreira, do PSD, realçou o facto de Portugal ainda ser um dos países mais seguros da Europa, mas salientou os crescentes números da violência doméstica.

Rui Pereira defendeu que o aumento dos números de violência doméstica é um sinal de que mais vítimas estão a denunciar os abusos a que foram sujeitas. O ministro argumentou que os crimes de violência doméstica já existiam, mas não eram participados e que a actual situação permite que as vítimas tenham mais confiança para denunciar.