Um grupo de empresários espanhóis, membros do Círculo Imobiliário de Madrid, visitou, esta sexta-feira, o concelho de Vila Nova de Gaia com o objectivo de conhecerem e de investirem em possíveis parcerias económicas.

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, viu nesta visita espanhola uma “excelente oportunidade para se estabelecerem contactos” em ambos os mercados ibéricos, sendo uma forma de relançamento das economias e de se “encontrar parceiros para que os projectos se concretizem” acrescentou.

Menezes disse aos jornalistas que, nos últimos dois anos, Portugal viveu muito do investimento espanhol. Adiantou que já “existem acordos feitos em várias áreas em Gaia” e referiu ainda o investimento espanhol e inglês nos sectores imobiliário e da indústria no município.

O presidente da câmara disse que o concelho tem uma “oferta limitada e de carácter específico” que se centra, essencialmente, no centro histórico, na costa do mar e num campo de golf no meio da cidade, com 18 buracos e em cima do rio. “Tem uma lógica original na Europa e pode alavancar uma série de investimentos colaterais muito interessantes”, referiu.

Segundo Luís Filipe Menezes, para haver crescimento e investimento económico é necessário uma “maior atractividade na nossa economia e harmonização fiscal“.

Ansel Moreno Olivares, presidente do Círculo Imobiliário de Madrid, disse que a situação imobiliária em Espanha “não está muito bem”, devido “à crise de liquidez mundial que afectou o sector”. As empresas espanholas têm capacidade para investir em Portugal, situação que já acontece noutras partes do mundo, disse Olivares, para quem é necessário apostar na internacionalização da economia e na diversificação de outros sectores além do industrial e comercial.

O presidente do Círculo Imobiliário de Madrid adiantou que os parques empresariais são o tipo de investimento que lhes desperta mais interesse.