O Sporting revalidou o título de vencedor da Taça de Portugal ao bater, no Estádio Nacional, os actuais campeões nacionais por 2-0. Num jogo intenso, a equipa de Paulo Bento só no prolongamento viria a decidir a partida com dois golos do brasileiro Rodrigo Tiuí.

Os “leões” entraram em campo para defenderem o troféu que já tinham conquistado na época anterior, com algumas novidades: Liedson já se sabia que não podia jogar por se encontrar lesionado, mas a grande surpresa acabou por ser a inclusão de Derlei no 11 titular, relegando Vukcevic para o banco de suplentes. Do lado do Porto, Bosingwa nem sequer foi convocado por Jesualdo Ferreira e foi substituído por João Paulo no onze portista. Na baliza, Helton, lesionado, cedeu o seu lugar a Nuno.

Se as duas equipas tinham ausências importantes, a verdade é que o FC Porto pareceu sentir mais a falta de Bosingwa do que o Sporting de Liedson. Os campeões nacionais entraram mal na partida e por pouco não sofreram um golo logo aos quatro minutos, quando Nuno evitou o remate certeiro de Derlei.

Os “leões” eram mais perigosos e controlavam a partida, perante a apatia do FC Porto. No entanto, nem uma nem outra equipa conseguia marcar, embora Romagnoli tenha introduzido a bola na baliza portista, jogada que Olegário Benquerença anulou por fora de jogo.

Na segunda parte, o FC Porto equilibrou, mas continuava a ser o Sporting o mais perigoso. Aos 71 minutos, após queda de Lisandro na área leonina, João Paulo viu o vermelho directo, depois de uma entrada violenta sobre João Moutinho. A actuar com menos um, a equipa de Jesualdo Ferreira conseguiu sempre evitar que a bola se aproximasse com perigo da sua área e foi com 0-0 que o jogo chegou ao fim do tempo regulamentar.

À entrada para o prolongamento, Paulo Bento colocou em campo aquele que viria a ser o herói da partida: Rodrigo Tiuí. O brasileiro inaugurou o marcador aos 110 minutos com um remate que ainda embateu em Pedro Emanuel e passou por cima de Nuno. Seis minutos mais tarde, o avançado brasileiro do Sporting pôs um ponto final nas dúvidas que ainda poderiam existir com um remate acrobático que só parou dentro das redes de Nuno.