O sistema RAPID (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente), inaugurado esta segunda-feira no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, é um projecto inovador no mundo.

Manuel Jarmela Palos, director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), explicou que se trata de um sistema mais “simples” e “ágil”, através do qual se mantêm “os padrões de segurança interna e dos cidadãos”. Todos os passageiros que tenham um passaporte electrónico podem utilizar o sistema. O tempo médio de passagem é de 20 segundos e os custos de funcionamento são mais reduzidos, uma vez que não pressupõe qualquer participação humana.

A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e dos ministros da Administração Interna, Rui Pereira, e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.

Rui Pereira salientou as vantagens do sistema que conjuga uma série de “saberes e competências nacionais” que estão, assim, “ao serviço dos cidadãos, da liberdade da segurança e do Estado de direito democrático”. O sistema RAPID proporciona “conforto aos passageiros e é um pesadelo para os falsários”, pois serve de “auxiliar na luta contra a imigração clandestina, o tráfico de pessoas e o terrorismo”, acrescentou o ministro da Administração Interna.

Bento Correia, director da Vision Box, empresa nacional responsável pela criação do projecto, explicou que numa primeira fase o passageiro coloca o passaporte no equipamento para a sua validação. O passo seguinte consiste na verificação da identidade através do reconhecimento facial. “O sistema está preparado para dar resposta a várias situações anómalas”, como a passagem de dois passageiros em simultâneo, garantiu Bento Correia.

Alargamento internacional

O sistema já foi implementado em três outros aeroportos nacionais: Faro, Funchal e Lisboa. Seguem-se a Finlândia e o Reino Unido. Bento Correia referiu que o sistema vai ser utilizado “em pelos menos dois países fora do espaço Schengen”. O objectivo da empresa é pôr o sistema a funcionar até ao Verão.

Rui Pereira acrescentou que actualmente está também em fase de negociação a exportação do sistema para “outros países interessados”, nomeadamente a “Alemanha, República Checa e Suíça”.