O departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro vai inaugurar, quarta-feira, o Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo (LERF), que será o primeiro do género no país. O principal objectivo é apoiar a investigação e estudar a resistência de elementos de construção ao fogo de acordo com a regulamentação europeia.

Um forno de abertura livre permitirá realizar ensaios experimentais no domínio da resistência ao fogo, bem como servir a indústria nacional, que, segundo o professor Paulo Vila-Real, responsável científico do projecto, “tinha que recorrer ao estrangeiro” para fazer ensaios normalizados.

O responsável salienta a importância do LERF “numa área que é fundamental, a segurança contra incêndios”, pois “os edifícios têm que ter resistência ao fogo”, de acordo com a directiva europeia dos produtos de construção aprovada em 1989.

O preço foi o “principal obstáculo” para o aparecimento tardio de um laboratório que relizasse estudos do género, segundo Paulo Vila-Real. “Foi um investimento elevado, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e com o apoio da Universidade de Aveiro, que disponibilizou o espaço para o instalar”, disse.

Este “é o contributo que a Universidade de Aveiro vai dar numa área que em Portugal é relativamente recente”, concluiu o responsável.