Portugal recebeu, em 2007, apenas 4,1 mil milhões de euros de investimento externo, comparados com os 9,1 mil milhões de euros que entraram na economia portuguesa no ano anterior, segundo os dados do Eurostat (PDF), divulgados esta segunda-feira, que representam uma quebra de 54,9%. A Grécia e a Irlanda são os únicos países que registaram uma queda superior a Portugal.

O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal, proveniente de países da União Europeia (UE), passou de 6,4 mil milhões, em 2006, para 2,8 mil milhões de euros em 2007, o que representa uma descida de 56,25%.

Os países de fora da UE também investiram menos em Portugal no ano passado. De 2,7 mil milhões investidos em 2006, o IDE em Portugal vindo de países exteriores à União Europeia baixou para os 1,3 mil milhões de euros, representando uma queda de 51,8%. O país que mais investiu em Portugal foi os EUA, seguido do Canadá e da Índia.

Investimento português também desceu

O investimento português em países da UE baixou de 3,6 mil milhões de euros em 2006 para 2,8 mil milhões de euros em 2007. Para países de fora da UE, a descida foi de 10,7%, uma vez que em 2006 foram investidos 1,9 mil milhões de euros e em 2007 o valor passou a ser de 1,7 mil milhões.

Fonte oficial do Ministério da Economia negou a ideia de que o investimento directo estrangeiro baixou, uma vez que Portugal está a conseguir atrair mais projectos novos. O ministério adianta que o IDE está a aumentar em Portugal, à excepção do sector do imobiliário, que tem diminuído.

Na União Europeia, os maiores investidores foram o Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, França e Espanha. Portugal ficou na décima quinta posição no que diz respeito ao investimento no exterior.