Diversidade cultural em várias línguas

As cerca de 6500 línguas que se falam no mundo são o espelho da multiculturalidade. Ao JPN, falantes de oito línguas abordam a importância da diversidade cultural.

Comemora-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, que foi instituído através da Declaração de Diversidade Cultural da UNESCO, em 2001. 2008 foi escolhido como o Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Em vários locais, não só da Europa, mas também do mundo celebra-se este dia, através de eventos e festas em que as várias culturas estarão presentes. Em Portugal, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural está a promover, durante esta semana, iniciativas de Norte a Sul do país, que passam por exposições, conferências e sessões de leitura, em que o principal objectivo é fazer com que os cidadãos respeitem a diferença cultural e as minorias étnicas.

A Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosária Farmhouse, explica que “Portugal é um país tradicionalmente de emigrantes e há duas décadas começou a ser um país de imigrantes”. Em Portugal existem cerca de meio milhão de imigrantes, o que representa 5% da população. Os países com maior representação são o Brasil, Cabo Verde e Ucrânia.

Este dia “é especial, porque é uma forma de ver a diversidade existente no país e chamar a atenção para ela”, diz Farmhouse.

Rosária Farmhouse considera que Portugal “respeita a diversidade cultural e que se empenha para que essa diversidade seja respeitada”. Em contrapartida, a Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural salienta que “é muito triste o que se está a passar neste momento na África do Sul“.