O dia do Autor Português comemora-se todos os anos a 22 de Maio. Contudo, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) dá início às comemorações, esta quarta-feira, dia 21 de Maio. A data foi antecipada por dia 22 de Maio ser feriado, justifica a SPA, em comunicado.

Na cerimónia solene vão estar presentes o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, o presidente da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC, em inglês), Eric Baptiste, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Costa, que irá entregar a medalha de honra da cidade à SPA.

A presença da homenageada deste ano, Isabel da Nóbrega, é também um dos destaques principais das actividades comemorativas. A escritora de 83 anos vai ser galardoada com o Prémio Consagração de Carreira.

Uma homenagem que Alice Vieira, escritora e membro da SPA, considera “muito justa” e que “peca por ser tardia”. “A Isabel da Nóbrega é uma grande escritora que há muito tempo merecia este reconhecimento”, salienta a autora de literatura infantil.

No âmbito dos festejos do Dia do Autor estão agendadas a inauguração da exposição “Todos os dias são Dias do Autor”, uma retrospectiva dos últimos 25 anos, a entrega de medalhas de honra da SPA a cooperadores da sociedade e a divulgação do vencedor do Grande Prémio do Teatro Português SPA/Novo Grupo.

Apenas união de autores pode conferir “força imprescindível”

No ano em que a Sociedade Portuguesa de Autores comemora o 83º aniversário, Alice Vieira salienta a importância da instituição e apela à “adesão de todos os autores à SPA”. Na opinião da escritora, só a união de todos pode conferir “uma força imprescindível” aos autores portugueses.

Alice Vieira não considera que os autores nacionais sejam “muito maltratados” pela sociedade. “Não temos é um reconhecimento imediato do nosso trabalho porque ele também não é tão visível como noutras áreas de expressão”, afirmou a autora ao JPN.