grafico_eleicoes.jpgResultados actuais, segundo a AP

A nomeação do candidato democrata para as eleições presidenciais norte-americanas de Novembro ainda não foi conhecida esta terça-feira, mas o senador do Illinois Barack Obama está cada vez mais perto de a conseguir.

Com 80% dos votos contados, Obama venceu no Estado do Oregon, com 58% das intenções de voto contra 42% de Hillary Clinton. Os resultados já são definitivos no Kentucky, onde a ex-primeira dama obteve 65% e Obama recebeu 30% dos boletins.

Os números das eleições primárias não permitem a nenhum dos candidatos atingir os 2.026 delegados necessários para assegurar a nomeação, mas Barack Obama ficou mais perto do objectivo, já que terá agora 1.956 (incluindo “superdelegados”), enquanto Clinton conta com 1.776, segundo a Associated Press.

No Iowa, Obama afirmou, citado pelo jornal “New York Times”, que a nomeação democrata para presidente dos EUA está agora ao seu alcance.

As próximas votações realizam-se em Puerto Rico, no dia 1 de Junho. Dois dias depois, as primárias terminam, nos estados da Dakota do Sul e em Montana.