Entre 140 países, Portugal é o sétimo mais pacífico do mundo. É uma das conclusões do Global Peace Index elaborado pela Economist Intelligence Unit., divulgado terça-feira. O ranking avalia o índice de paz segundo 24 indicadores qualitativos e quantitativos referentes a cada país. Despesas militares, relação com os países vizinhos e respeito pelos direitos humanos são alguns exemplos.

Em 2006, Portugal ocupava o nono lugar no ranking, o que representa uma subida de dois postos em 2007. No indicador de percepção de corrupção, Portugal obteve 6.5 pontos (num total de 0 a 10, em que zero significa que a população vê o país como muito corrupto e 10 como não corrupto).

Países europeus são os mais pacíficos

Os países europeus lideram os primeiros vinte lugares da tabela. A Islândia é o país mais pacífico do mundo. A Dinamarca e a Noruega ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Nova Zelândia, o Japão e o Canadá também integram a lista dos vinte mais pacíficos.

Os EUA ocuparam o 97º lugar. No indicador de presos por 100 mil pessoas e na sofisticação militar o país obteve o número máximo (5 pontos). A China ocupa o 67º lugar. No indicador do respeito pelos direitos humanos, o país obteve 4 pontos numa escala 1 a 5, (em que o 1 representa o mais pacífico), bem como o Egipto (69º), a Turquia (115º), e a Rússia (131º lugar ).

EUA, Israel (136º), Reino Unido (49º ), Iraque (último lugar), Afeganistão (137º) são os países com maior risco de sofrer actos terroristas.

Segundo a Global Peace Index, os países menos pacíficos em 2007 foram o Afeganistão, o Sudão, a Somália e o Iraque, no último lugar.