A cidade do Porto vai ser palco, este sábado à tarde, de uma marcha lenta em protesto contra o Governo pela implementação de portagens nas SCUT, auto-estradas sem custos para o utilizador. A marcha lenta tem partida marcada para as 15h e deverá impedir o acesso normal em vários pontos de entrada da cidade do Porto.

Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Matosinhos, Maia, Porto, Gaia, Lousada, Gondomar e Aveiro são as 13 cidades mobilizadas pelas suas comissões de utentes para o protesto.

A manifestação prende-se com o projecto do Governo de criar portagens em três itinerários de acesso ao Porto: na auto-estrada do Norte Litoral (A28), na Costa da Prata (A29) e do Grande Porto (A41). O projecto do Governo em colocar portagens tem vindo a ser sucessivamente adiado desde 2006 devido às acções de protesto.

Abaixo-assinado com 60 mil assinaturas

A lei prevê que qualquer estrada que atravessa locais cujo PIB seja superior a 80% do PIB nacional pode ser alvo de portagens. Os custos desta medida junto do público são uma das principais críticas apontadas pelas comissões de utentes. O abaixo-assinado dirigido ao primeiro-ministro já recolheu perto de 60 mil assinaturas.

A marcha lenta tem uma afluência prevista pelos organizadores de 1500 viaturas. O abaixo-assinado recolheu desde já cerca de 60 mil assinaturas. O ponto de encontro dos manifestantes será a Avenida dos Aliados, no Porto, às 17h.