O filme baseado no romance autobiográfico de Francois Begaudeau, “Entre les murs”, realizado por Laurent Cantet, ganhou a Palma de Ouro, a primeira ganha por um filme francês desde há 21 anos. O melhor filme da 61ª edição do Festival de Cannes retrata a tensão que caracteriza o dia-a-dia de uma turma num liceu parisiense, com interpretações de alunos e professores reais.

A última Palma de Ouro ganha pela França foi em 1987, com o filme do realizador Maurice Pialat, “Sous le Soleil de Satan”. A estreia de “Entre les murs” em Portugal está marcada para Outubro.

O Grande Prémio do 61º Festival de Cannes foi ganho por Matteo Garrone, com o filme “Gomorra”. Outro italiano, Paolo Sorrentino, ganhou o Prémio do Júri, com o filme “Il Divo”. Benicio del Toro, com a sua interpretação no filme “Che”, levou para casa o prémio para melhor actor, enquanto a brasileira Sandra Corveloni com “Linha de passe” arrecadou o prémio para melhor actriz.

Os Prémios Especiais da 61ª edição do festival foram oferecidos a Catherine Deneuve, por “Conte de Noel”, e Clint Eastwood, com “The Exchange”. Nuri Bilge Ceylan com “Three monkeys” levou o prémio para melhor realizador.