Com o objectivo de combater o isolamento e a solidão e reforçar os laços entre vizinhos, celebra-se, esta terça-feira, pelo quarto ano consecutivo em Portugal o dia europeu dos Vizinhos. “Apesar da designação Europeu, a verdade é que as comemorações já se alargam aos Estados Unidos e ao Japão”, que são novidade este ano, como explicou ao JPN Sandro Bernardo, gestor da iniciativa em Portugal.

No ano passado, as comemorações juntaram 20 mil pessoas em 21 cidades portuguesas e mais de seis milhões em todo o mundo. Este ano o gestor do projecto estabelece como objectivo chegar a “30 mil pessoas em Portugal e a oito milhões a nível mundial”. “Não queremos grandes festas. Queremos que as pessoas façam uma pequena festa à porta de casa”, afirmou Sandro Bernardo.

Os vizinhos associam-se às festas de comes e bebes, trocam impressões e criam laços. Uma “aldeia global”, como considerou Sandro Bernardo, pois “apesar de serem pequenas festas juntam mais de seis milhões de pessoas”. “Tentamos ligar cidades através de web-cam, fazemos troca de alimentos típicos da região e promovemos as trocas de nativos entre países”, acrescentou o gestor do projecto.

Uma celebração que une mais de 20 países por todo o mundo. A ideia partiu do francês Atanase Périfan que, em 1999, lançou a festa e juntou cerca de 800 vizinhos. A partir daí, por toda a Europa e, posteriormente, por todo o mundo, vários países foram aderindo à iniciativa. Um projecto que já vai na oitava edição, a quarta em Portugal.