A possibilidade de o FC Porto vir a ser excluído da próxima edição da Liga dos Campeões já está a ser avaliada pela Comissão de Controlo de Disciplina da UEFA, como explicou à Lusa o director de comunicação daquele organismo, William Gaillard.

“Tal como a UEFA solicitou, a Federação Portuguesa de Futebol disponibilizou todos os documentos relativos à condenação do FC Porto, que já estão a ser analisados pela Comissão de Controlo de Disciplina”, declarou William Gaillard.

A discussão em torno da eventual exclusão dos campeões nacionais da Champions do próximo ano surgiu na sequência da condenação do FC Porto pela Liga de Clubes por dois actos de tentativa de corrupção.

De acordo com o regulamento de competições da Liga dos Campeões, qualquer clube que “esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada com combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional”, está impedido de se inscrever nas competições europeias.

William Gaillard disse à Lusa que “não existe um prazo definido para a Comissão de Controlo e Disciplina tomar uma decisão. Mas o que vier a ser deliberado será, com toda a certeza, ratificado pelo Comité Executivo”.