Foram entregues esta terça-feira, no Governo Civil do Porto, os prémios distritais às escolas participantes no programa “Escola Alerta” 2007/2008. A Escola EB 2,3 de Marco de Canaveses é a grande vencedora na área metropolitana do Porto e faz parte das 34 escolas premiadas a nível nacional.

A Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, foi igualmente premiada pela proposta apresentada e vai receber uma menção honrosa. Contudo não alcançou o primeiro lugar no âmbito nacional.

A governadora civil do Porto, Isabel Oneto, salientou a importância do programa ao “definir caminhos e sensibilizar a sociedade” de forma a não serem cometidos erros do passado.

Sensibilizar a comunidade educativa para os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com dificuldades educativas especiais e apresentar propostas para uma melhor integração das mesmas são os grandes objectivos do programa “Escola Alerta”.

Isabel Felgueiras, representante do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), considera a iniciativa “impulsionadora”, com resultados positivos que têm “sido postos em prática pelas escolas, autarquias e outras entidades da própria comunidade”.

Contudo, Luís Magalhães, provedor do cidadão com deficiência no município do Marco de Canavezes, considera que ainda há uma mudança a fazer. “É importante incutir nos jovens a normalização da deficiência para que deixe de haver marginalização”, disse. A solução passa pela “apresentação de propostas para diminuir a discriminação”, defendeu.

O provedor considera que todos os cidadãos são “agentes de mudança” e que, por isso, devem agir no sentido de “melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência” para que elas possam “exercer convenientemente o seu direito de cidadania”.

Integrar e sensibilizar com o programa “Escola Aberta”

Destinado a alunos dos ensinos básico e secundário, com apoio de docentes, a quinta edição do programa “Escola Alerta” contou com a apresentação de 141 trabalhos e a participação de mais de 2500 alunos, de 110 escolas.

Vencedora no distrito do Porto, a escola EB 2,3 de Marco de Canaveses apresentou um projecto destinado à integração de um aluno do 6º ano com trissomia 21 na comunidade escolar. “Entre a comunidade escolar e o aluno houve um choque, uma transição brusca”, referiu Angelina Fernandes, professora de Educação Especial.

Intitulado “Barreiras Sociais e da Comunicação”, o projecto conseguiu uma melhor integração do aluno com a comunidade escolar e vice-versa. “A turma tornou-se mais sensível, mais humana e mais unida e ele foi aceite por todos”, acrescentou Angelina Fernandes.

A Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, esteve igualmente presente na cerimónia. O projecto, desenvolvido por alunos do 9º e 12º anos e do 1º ano do curso de educação e formação de adultos (EFA), teve como principal objectivo mostrar aos alunos as dificuldades dos invisuais no dia-a-dia. Colocarem-se no lugar de um cego e aprenderem o alfabeto e escrita Braille foram as duas principais actividades.

No próximo dia 3 de Junho serão entregues dois prémios e seis menções honrosas às escolas premiadas do ano lectivo 2007/2008. Pela primeira vez, o programa esteve aberto a todo o território nacional, incluindo as duas regiões autónomas. O concurso para o próximo ano lectivo vai ser lançado no mês de Julho.