Arranca, esta terça-feira, o terceiro ciclo de animação cultural “Festa na Baixa”. Com o objectivo de dar a conhecer o centro do Porto, esta acção permite também a criação de sinergias entre as diversas entidades envolvidas, parceiras do Centro Nacional da Cultura (CNC).

Dos 50 parceiros ligados ao projecto – menos dez que no ano anterior – destacam-se a Biblioteca Pública Municipal, o Conservatório de Música do Porto e a Câmara Municipal da cidade.

Exposições de jóias, pintura ou fotografia, visitas guiadas a museus e colóquios são os pontos fortes do certame que é “aberto a toda a gente”, como afirmou ao JPN Teresa Ferreira Gomes, secretária-geral do CNC.

A grande aposta da organização este ano são os concertos, com particular destaque para a estreia da banda portuense Atlântida. Outra das novidades apontadas por Teresa Ferreira Gomes é o facto de esta edição “contar com mais comerciantes” e, consequentemente, com uma maior dinamização da festa.

Segundo a secretária-geral do CNC, cerca de 90% das iniciativas são gratuitas. De acordo com o programa, só as visitas aos museus e à Alfândega do Porto são a pagar.

A “Festa na Baixa” chega à cidade pelo terceiro ano consecutivo, com menos 50 iniciativas que no ano anterior. Cerca de 50 entidades associam-se para durante cinco dias revitalizar e dinamizar a zona histórica do Porto.