Arranca esta quarta-feira, às 21h30, o XXXI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) com a apresentação da peça “Say it with flowers” da Ar de Filmes, que conjuga a encenação de António Pires com um cenário “portátil” de João Mendes Ribeiro, no Teatro Nacional de São João.

Personagens coloridas, mudanças drásticas de humor, jogos de palavras em inglês e português, danças saltitantes, a repetição das falas, dos gestos e das situações e a utilização de espelhos são as principais características desta peça, criada a partir de um guião de Gertrude Stein. “É mais uma paisagem do que uma peça. E uma paisagem é para toda a gente”, explica António Pires. “Não tem nenhuma história em especial e o único sentido que tem é o sentido sonoro das próprias palavras”.

Esta é a segunda peça que António Pires constrói através do texto de Gertrude Stein. “A List” foi a primeira, encenada totalmente em inglês e com boa aceitação por parte do público. No entanto, em “Say it with Flowers” a escolha das duas línguas, por vezes usadas em simultâneo por várias personagens, ajuda a que a peça funcione “como uma partitura sonora” e como uma “desconstrução” da linguagem.

“Tudo o que não queria era que parecesse uma simples tradução”, remata o encenador, que revela que o cenário, ao cargo de João Mendes Ribeiro, se “monta numa hora”. “O cenário apareceu antes da própria peça” e “contribui para a multiplicação das personagens”, permitindo também uma descontinuidade temporal patente em toda a história. “Fiz um desafio para se montar um cenário portátil”, revela.

António Pires mostra-se honrado pelo facto da sua peça ser apresentada no primeiro dia do FITEI. “ É muito importante, muito bom, abrir um festival como este”, confessa.

A edição deste ano apresentará 24 espectáculos de 15 companhias de teatro e contará com três espectáculos de rua, junto à Casa da Música, pela primeira vez participante do FITEI, na Avenida dos Aliados e na Fundação Serralves. A presença de Portugal neste espectáculo será representada pelas companhias Assédio, Circolando, Artistas Unidos, Teatro do Bolhão e Teatro Meridional.

Até 8 de Junho, o Porto será palco de espectáculos de teatro, mas também dança, música e teatro de rua, reunindo artistas portugueses, espanhóis e brasileiros.