À semelhança da previsão meteorológica, os portugueses vão passar a conhecer a previsão da qualidade do ar para o dia seguinte. O novo instrumento de Previsão do Índice da Qualidade do Ar (IQAR) apresentado, esta terça-feira, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), vai permitir aos portugueses conhecer antecipadamente o estado do ar que se respira nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal.

Em declarações ao JPN, Dília Jardim, da APA, afirma que “o objectivo desta previsão incide na prevenção e na actuação, quer ao nível da redução das emissões, quer da adopção de comportamentos adequados por parte da população em função da previsão”.

Cinco níveis

A Previsão do Índice da Qualidade do Ar qualifica a qualidade do ar em cinco classes: Muito Bom, Bom, Médio, Fraco e Mau. Para cada zona ou aglomeração em Portugal é determinada a previsão do IQAR, que assenta numa previsão com recurso a modelos desenvolvidos para cada poluente em cada das 73 estações fixas de medição do ar no país.

A previsão destina-se à população em geral e aos grupos de risco, como as “crianças, os idosos e os doentes do foro respiratório e cardíaco”.

A nova ferramenta de Previsão do Índice da Qualidade do Ar resulta de uma síntese de dois modelos que têm vindo a ser operados pela Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro. São eles o “modelo estatístico e o modelo determinístico”, cujas sinergias permitem fazer uma única previsão.

“Estes dois modelos permitem conhecer ou simular o que vai acontecer nos dias seguintes, tendo em conta também a previsão meteorológica”, explica a responsável, acrescentando que “a associação destes dois modelos permite uma maior robustez na previsão” e também “minimizar os factores de erro” existentes em todos os modelos.

De acordo com Dília Jardim, os principais poluentes em Portugal que geram problemas na qualidade do ar são o poluente do ozono e as partículas em suspensão. O poluente do ozono é “um poluente sazonal que se forma na atmosfera em condições de calor e de radiação intensa, enquanto as partículas podem ocorrer durante todo o ano”.

Adoptar comportamentos adequados

Mediante o conhecimento antecipado da qualidade do ar, um dos comportamentos adequados a adoptar será “não ter as janelas abertas, resguardar a casa do calor e não praticar actividades intensas nessas horas”. “Para as pessoas mais sensíveis é aconselhável também que prefiram os ambientes internos e que não se exponham a essas concentrações”, acrescenta.

A informação sobre o estado do ar será disponibilizada todos os dias da semana às 18h e às 20h, aos fins-de-semana e feriados. Dília Jardim explica que este horário “adequa-se à divulgação para a comunicação social” na mesma medida em que esta “usa o final do dia para divulgar a previsão meteorológica para o dia seguinte”.

A medição de poluentes na atmosfera, para prever o estado do ar, está funcional nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal por serem “zonas com maior população e com mais fontes de poluição” e “distritos que possuem estações de medição de qualidade do ar”, segundo Dília Jardim, que admite a possibilidade da previsão se poder expandir a outras áreas posteriormente.

A informação sobre o estado do ar será disponibilizada gratuitamente aos meios de comunicação social, autoridades interessadas e público em geral.